31 outubro 2012

Um pouquinho de Portugal....

      Olá pessoal!!! No post de hoje eu vou deixar vocês com umas fotos de uns passeios que fiz aqui em Portugal... os lugares são lindos e vale muito a pena visitar!!!


Biblioteca Joanina - Coimbra

Jardim Botânico - Coimbra

Centro Comercial Vasco da Gama - Lisboa


Oceanário de Lisboa

Torre de Belém - Lisboa

Boca do Inferno - Cascais

Cascais

Mosteiro dos Jerónimos - Belém, Lisboa

Padrão dos Descobrimentos - Belém, Lisboa

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra

Quinta da Regaleira - Sintra


26 outubro 2012

1º Viagem

Olá pessoal!!! Faz um tempinho que não escrevo no blog... bem, hoje quero compartilhar com vocês minha primeira viagem desde que cheguei para fazer o intercâmbio. Participei de uma excursão para Santiago de Compostela, na Espanha. Além da visita a Santiago, também fui a um passeio de barco no Rio Arousa, em O Grove, onde se criam os mexilhões.

      Foi bom demais!!!! Os lugares são lindíssimos e muito agradáveis... Na ida a Espanha, parei em Aveiro e Viana do Castelo, ainda em Portugal. Também são lugares muito lindos!! Na volta, parei em Valença do Minho, em Portugal.

      Fiz essa excursão com um pessoal aqui em Portugal que costuma organizar essas excursões por vários locais aqui em Portugal e pela Espanha também... Quem organiza é Cópias e Viagens do Quebra.

      Deixo aqui algumas fotos da viagem:

Aveiro - a Veneza portuguesa...

Santiago de Compostela - Espanha

Santiago de Compostela - Espanha

Santiago de Compostela - Espanha

Catedral de Santiago de Compostela - Espanha

Catedral de Santiago de Compostela - Espanha



Abraços!!!!!

:)


13 outubro 2012

Arrumando as malas...

      Me animei tanto para escrever sobre como tirar o visto e como anda a minha adaptação a Portugal, que me esqueci de escrever um post sobre um detalhe importante: as malas!!!

      Primeiro, veja quais são os limites impostos pela sua companhia aérea. Eu viajei pela TAP, e ela permite 2 bagagens despachadas de até 32kg cada e uma bagagem de mão de até 8kg. Além disso, leve em conta a estação do ano, é claro!!!

      Como eu viajei em setembro, eu vou enfrentar o inverno...hehehehe Eu não trouxe muitas roupas de frio, já que essas roupas que usamos no Brasil não nos protegem do frio daqui... Então decidi deixar para comprar os casacos, botas e luvas em Portugal, até porque é muitoooooo mais barato do que no Brasil. Trouxe minhas calças jeans (já que as daqui não caíram muito bem...) e blusas básicas para ir à Universidade. 

      Eu não trouxe muitos sapatos (só 1 tênis mesmo e algumas sapatilhas), pois você pode comprar um tênis simples aqui bem baratinho, podendo ir de 3 a 10 euros.... é verdade!!! hahahahaha   No começo do outono, os casacos e botas já vão aparecendo nas vitrines. O preço dos casacos nesse princípio é de 25 a 40 euros, mas depois o preço vai diminuindo, por isso não se preocupe em trazer casacos e sobretudos do Brasil. Apesar de chegar na época do inverno, eu trouxe uma roupinha para o calor, pois quando cheguei peguei o final do verão e estava bem quente!!!  Também trouxe uma toalha para banho e uma coberta, já que eu não sabia se o apartamento que eu alugaria teria roupa de cama... 

      Atenção aos cremes, produtos de cabelo, gel, remédios e outros produtos líquidos: se você levar algum deste tipo de produto na bagagem de mão, o frasco deve ser de até 100ml e transparente, e você deve mostrá-lo ao passar pelo detector. Para as meninas que sofrem com as cólicas, assim como eu, tragam seu remédio para cólica, pois os remédios aqui são diferentes... apesar de que há farmácias que podem pegar os compostos do seu remédios e fazê-los.

      Portanto, não vá enchendo as malas por impulso, pois depois você vai ter trabalho para carregar essas malas quando chegar aqui... Até chegar em Coimbra tive que passar por uma maratona com as malas: fui para o Aeroporto do Porto, peguei um metro, comboio e taxi para chegar em Coimbra carregando 2 malas grandes!! Mas graças a Deus existem cavalheiros que me ajudaram a carregar as malas!! hahahaha


Abraços!!

12 outubro 2012

Vida em Coimbra

      Faz um mês que estou em Coimbra.... ahhhhhhhh!!! São tantas emoções!!! hahahahaha Confesso que em alguns momentos bate aquela saudadeeeeeee de casa, da família, dos amigos, da maravilhosa comida brasileira, daquele churrascooo.... mas, o mais importante é aproveitar a oportunidade e desfrutar do que o Velho Continente tem para me oferecer.

      Nesse primeiro mês, aproveitei para conhecer bem a cidade, seus pontos turísticos, além de me preocupar com a Universidade.... Como a cidade é pequena, conheci tudo a pé mesmo... posso considerar que é uma atitude de coragem!! Subir os morros e escadas de Coimbra pode ser considerada uma tarefa um pouquinho cansativa...hahahahaha (principalmente quando se fala das Escadas Monumentais!!).

      A cidade tem muitos cafés e padarias que são bem movimentados, também tem muitos parques e monumentos históricos, como o Jardim Botânico, o Jardim da Sereia, a Sé Velha, Sé Nova, Mosteiro de Santa Clara- a- Velha, Mosteiro de Santa Cruz, entre muitos outros. É tudo bem acessível e muito tranquilo...

      Aluguel: varia de acordo com o que você exige... o preço pode variar de 150 a 250 euros. Você pode alugar um quarto ou apartamento. Alguns tem as despesas incluídas (água, luz, internet, gás) e outros não. Geralmente, nos arredores da Universidade existem muitos anúncios de quartos e apartamentos para alugar. Em geral, você paga o 1º mês e mais um caução.

      Quanto aos supermercados, os mais famosos são o Mini Preço e o Pingo Doce. Ambos são muito bons, mas faço todas as minhas compras no Pingo Doce... é incrível como você enche um carrinho com tantaaaa coisa e a compra dá somente 40 euros!!! É uma loucuraaaa!!! hahahahaha  Também há as cantinas na Universidade que servem boas refeições, com suco, um prato principal, pão e sobremesa por preços que vão de 2,40 a 2,60 euros.

      Centros Comerciais: em Coimbra tem o Forum Coimbra e o Dolce Vita que são muito bons.... uma tentação para nós mulheres!!! hahahahaha    Há também as lojas dos chineses, que vendem de tudo e bem baratinho!!

      Algumas fotos que tirei aqui em Coimbra:


 
Escurecendo às 20h da noite...

euzinha no Jardim Botânico... hehehe

Largo da Portagem

Parque Verde do Mondego

Jardim da Sereia


      Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão de post para o blog, é só comentar ok??



Abraços!!!


Conta no Exterior

      Neste post vou escrever o que foi necessário para abrir uma conta aqui em Portugal, já que era necessário para receber o pagamento do Ciência sem Fronteiras... hehehehe

      Eu abri conta no Banco Santander Totta, e é onde praticamente todos os estudantes que chegam aqui abrem conta. Tem uma agência no Pólo I da Universidade de Coimbra, ao lado do Departamento de Física. Para abrir a conta é muitooooooo simples: precisei apenas do passaporte, carta de benefícios do CNPq (declaração da bolsa), comprovante de moradia em Portugal (pode ser contrato de aluguel ou atestado da Junta de Freguesia) e o NIF.

      * Só um desvio aqui: o NIF é o número de contribuinte. Para fazer o NIF você deve ir à Casa do Cidadão e ir ao balcão de Finanças (fica ao lado do SEF). Você leva seu passaporte e endereço em Portugal. O NIF é emitido na hora e paga-se uma taxa de 20 euros. Mas vá cedo, pois pode demorar um pouquinho, já que a fila é grande.... rsrsrsrsrsrs

      Para o pessoal do Ciência sem Fronteiras: no site para a alteração dos dados bancários, o CNPq pede alguns dados do banco, como agência, código do banco, código da agência.... então fiquem atentos e peçam essas informações à atendente!! Quando eu fui, ela até já sabia todos os dados que eu precisava e me passou antes mesmo que eu a pedisse... hehehe

      A atendente do banco tira cópia dos documentos lá mesmo e já lhe entrega os dados da conta. Além disso, você cria um utilizador e senha para acessar a sua conta na internet. A senha do cartão e o cartão são enviados para a sua casa separadamente: a senha é enviada primeiro e dias depois chega o cartão. Você deve ir ao banco para poder ativar o cartão, ok??


Simples assim...

Ciência sem Fronteiras

Hello pessoal!!

      Escrevo esse blog pra todos aqueles que estão vindo para Coimbra, mas como participo do Programa Ciência sem Fronteiras vou deixar algumas dicas aqui neste post para quem também faz parte deste programa, blz????

      O meu edital é o de sistema de cotas da Universidade, então algumas questões podem ser diferentes ao do pessoal que foi selecionado pela chamada nacional... A minha bolsa tem duração de 6 meses, sendo que o 1º pagamento da bolsa foi feito no Brasil, que incluía: seguro-saúde (parcela única), passagem aérea (ida e volta), auxílio instalação (parcela única), taxa de bancada (é um auxílio material didático) e 2 mensalidades, se não me engano...

      Na chegada à Portugal, você deve mandar à SEBIE (sebie@cnpq.br), cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

  • Comprovantes de embarque: eu mandei os bilhetes de embarque.
  • Passaporte: você manda a página de identificação do passaporte, visto e carimbo de entrada em Portugal.
  • Comprovantes de matrícula ou declaração da Universidade atestando o início das atividades.
  • Comprovante de contratação do seguro-saúde: esse você tem que mandar em um prazo de 60 dias a partir do dia em que você recebeu o 1º pagamento.
     Você tem o prazo de 60 dias, a partir da sua chegada em Portugal, para enviar esses documentos para o email do Sebie, exceto no caso do seguro-saúde (como já expliquei acima...). Além disso, você deve enviar seu endereço definitivo em Portugal e informar na página do CNPq seus dados bancários no exterior, já que o novo pagamento é realizado na sua conta do exterior. Essa alteração você deve fazer no site: http://folhadepagamento.cnpq.br/dadosbancarios/.

      O pagamento das mensalidades da Universidade no exterior é feito diretamente pelo CNPq. A Universidade deverá emitir uma fatura (invoice) emitida no nome do bolsista e ter a relação dos valores que estão sendo cobrados e os períodos relacionados.


É isso... qualquer dúvida sintam-se à vontade para perguntar, ok???

Até mais!!!!

10 outubro 2012

Título de Residência

     Pois é, faz 1 mês que estou em Portugal... como passou rápido!!!!! Ontem fui a minha entrevista no SEF para dar entrada no pedido do título de residência.

     Primeiramente, você tem um prazo de 3 dias, se não me engano, a partir da sua chegada em Portugal para ir ao SEF. Você mostra seu passaporte e eles marcam uma entrevista para você levar os documentos necessários para tirar o título de residência. Documentos necessários (originais e cópias):

  • Passaporte (todos os vistos e carimbos).
  • 2 fotos 3x4.
  • Meio de subsistência: declaração da bolsa ou extrato bancário + cartão visa.
  • Comprovativo de alojamento: contrato de arrendamento ou atestado da junta de freguesia ou recibo da renda com nome e morada.
  • Matrícula na universidade.
  • Comprovativo do pagamento de propinas ou declaração de isenção.
  • Seguro-saúde ou inscrição no Centro de Saúde.
  • Taxa: 36,40€ (buscar no SEF) ou 43,40€ (receber em casa).

      O atendente foi super simpático comigo e me explicou tudo!!! Com o título, você não precisa ficar andando com o passaporte por Portugal, basta levar o título de residência. Para viajar para os outros países, você deve levar o título e o passaporte. Na hora, eles entregam um papel que já consta o número do seu título e você pode usá-lo normalmente. 

      O cartão do título de residência fica pronto em um prazo de 30-35 dias, caso você vá buscá-lo no SEF. Se escolher receber em casa, o prazo é de aproximadamente 15 dias, eu acho.


Até mais!!!

29 setembro 2012

Matrícula na UC

      Bem, após a instalação no hotel e ter uma primeira impressão da cidade, vamos ao DRI (Departamento de relações internacionais)...

      Primeiro, vá cedo!! O atendimento começa as 09h, mas deve-se ir antes para garantir a sua senha, ok?? Lá, eles me pediram 2 fotos 3x4, passaporte e 20 euros. Nem me pediram a carta de aceite, pois como eu era do Ciência sem Fronteiras, eles já tinham acesso a todo o meu processo e documentação. Mas não deixe de levar a carta de aceite... Também pedem endereço de uma moradia em Portugal e o número de celular (telemóvel). Se você ainda não tiver conseguido alugar um apartamento ou um quarto, não tem problema. Eu ainda não tinha uma lugar fixo e o atendente do DRI disse que não tinha problema, e acabou preenchendo com o meu endereço do Brasil. Depois, eles entregam 3 papéis:

  • Um contém instruções sobre o que deve ser feito para dar andamento à matrícula;
  • Outro contém uma folha que você deve levar ao coordenador do seu curso para preencher com as disciplinas que você vai fazer. Ele deve assinar essa folha, e ela deve ser enviada ao DRI;
  • A última folha é para fazer alterações ao seu plano de estudos ao longo do semestre. Tem-se um prazo para fazer alterações e se até esse prazo você quiser eliminar ou acrescentar uma disciplina, você deve levar essa folha ao seu coordenador do curso para ele assinar também.

      Em um prazo de 1 mês, você deve enviar ao DRI cópias digitalizadas: passaporte, página com o visto, declaração de entrevista com o SEF, folhas assinadas pelo coordenador do curso (citei acima).

       O DRI enviará um email com o níumero de matrícula, login e senha para o portal Inforestudante, onde você fará a inscrição nas turmas. O DRI faz a inscrição nas disciplinas, mas a inscrição nas turmas teóricas e práticas é feita por você. Nesse portal, os professores disponibilizam material, notificações sobre trabalhos e avaliações.

            Depois de esperar um bom tempinho, a minha matrícula foi finalizada!!! O DRI manda um email informando a finalização da matrícula e que você deve ir à DRI durante o horário de atendimento, de 2º a 5º das 13:30h às 16:30h para recolher os comprovativos de matrícula e de pagamento do seguro escolar, além do cartão de estudante.

      O DRI fica em um local diferente daquele em que se vai para entregar os documentos. A sala fica no 2º andar e você tem que passar por uma porta que parece que dá pra um terraço do prédio. Mas não precisa pegar senha, é só falar diretamente com a atendente que ela lhe dará os papéis... Até a matrícula ser finalizada pode levar um tempinho, pois o DRI fica muito sobrecarragado, então tenha paciência. Mesmo que seu nome não esteja nas listas de presenças, não deixe de assiná-las...


Acho que é isso!!!


      

18 setembro 2012

Estou em Coimbra!!!

      Cheguei no dia 08/09 no Aeroporto do Porto. De lá, peguei um metro até a Estação de Campanhã, onde peguei um comboio até Coimbra. O comboio vai para a estação Coimbra-B.

      Me hospedei no Serenata Hostel. É um hostel novo, com um ambiente agradável e confortável e todos te atendem muito bem!! A questão é que como o hostel fica na região da Sé Velha, bem perto da Universidade, todos se concentravam bem perto do hostel, aí as festas e "bebedeira" iam até as 05h da manhã... Além disso, não há elevadores no hostel, o que complica na hora de carregar as malas.

      Aproveitei a 1º semana para conhecer a cidade. Fui ao DRI (Departamento de Relações Internacionais), na Universidade, para resolver a matrícula. O atendimento começa às 09h, mas é bom chegar antes para pegar as primeiras senhas. O prédio do DRI fica ao lado esquerdo do Largo Dom Dinis (vindo da Faculdade de Medicina).

      Depois fui ao SEF. Também é bom chegar cedo, pois lá fica lotadooooo!!!! Eles olham seu passaporte e marcam um dia para a entrevista, onde você deve levar os documentos para tirar o título de residência.

      Visitei o Jardim Botânico (muito lindo!!), o Jardim da Sereia, a Praça da República, o Parque Verde do Mondego, Forum, Dolce Vita, Praça 8 de Maio ......... a cidade é pequena, então dá para visitar vários lugares na semana.




Cartão Visa Travel Money

      Essa questão do dinheiro sempre dá muitas dúvidas!!! Bem, depois de pesquisar e conversar com outras pessoas, resolvi fazer o Visa Travel Money (VTM) do Banco do Brasil. Fiz porque, em relação ao cartão da conta corrente, as vantagens são maiores quanto às taxas (saque, recarga, impostos) e ao câmbio.

      O VTM é um cartão pré-pago internacional e recarregável em euro. Só pode ser usado no exterior. A recarga do cartão, no exterior, é feita pela Central de Atendimento do Banco e as operações de carga e recarga são tarifadas.

      Quanto às vantagens, o VTM tem menor cobrança de IOF, que ocorre somente na carga, recarga e recompra do saldo do cartão. Além disso, as compras e saques no exterior não estão sujeitos a cobranças de IOF, sem cobrança de anuidade. Há uma proteção cambial com garantia da taxa de câmbio previamente aos gastos, quando realizados na moeda de carga do cartão. Na hora de fazer compras, esteja com algum documento de identificação, como o passaporte ou título de residência, pois como o cartão não possui chip, você deve assinar um comprovante e o vendedor pedirá algum documento, até mesmo para comparar as assinaturas...

      Na hora em que você faz o cartão você deve apresentar seu CPF, RG e passaporte, e já pode carregá-lo com a quantia que quiser, mas um detalhe: se você quiser colocar mais de €3000,00 deve apresentar as passagens aéreas, além dos documentos que falei anteriormente.


      Porém, quando cheguei em Coimbra, muitos outros estudantes brasileiros estavam reclamando do VTM. O cartão não possui chip, e acabava sendo engolido pelas máquinas do Multibanco. Eram em poucos lugares que o cartão não ficava retido. Usei o cartão no multibanco que tem no banco Santander (que fica no pólo I da Universidade, no departamento de física) e no multibanco que fica ao lado de uma loja chinesa na Av. Calouste Gulbenkian e não tive problemas com o cartão (ufaaaa!!!), mas vale ficar atento!!!

      Qualquer dúvida é só escrever nos comentários, ok??
     


Até mais!!! 

03 setembro 2012

Enfim, consegui o visto!!!

      Depois de muita luta, espera e ansiedade, enfim, consegui meu visto. Após 1 semana, desde o dia da minha entrevista no Consulado, recebi um e-mail confirmando a liberação do meu visto... Que felicidade!!!!

      Foi bem rápido, mas o visto pode demorar de 15 a 20 dias para ficar pronto, sendo que legalmente o prazo é de 60 dias. No meu caso, eles agilizaram o processo para quem era do Programa Ciência sem Fronteiras, sendo que eu também já estava com a passagem comprada (vou viajar dia 08/09). Para buscar o visto foi necessário levar somente o passaporte.

      Eles me mandaram ir ao Consulado entre as 08 e 10h da manhã para retirar o visto e, quando cheguei lá o atendente me disse que o sistema liberaria o visto só depois das 10:30h!!!!! Que raiva!! Fiquei esperando no auditório do Consulado e aproveitei para cochilar um pouquinho, já que eu tinha acordado às 03h da manhã para pegar o voo das 05:10h para chegar cedo ao Consulado.... hehehehehehe Mas fora isso, foi tudo tranquilo!!!

Agora é a hora de arrumar as malaaaaaaaasss!!! Falta só 1 semana....

                                        

18 agosto 2012

Para distrair...

      Bem, todos nós sabemos que o português do Brasil é diferente do português de Portugal. Por isso, nesse post, coloquei algumas palavras faladas aqui no Brasil que não são as mesmas em Portugal:


      Quanto à fonética, o português brasileiro tem um ritmo mais lento, na qual as vogais átonas e tônicas são pronunciadas de forma clara. Já em Portugal, costuma-se não pronunciar as vogais átonas (fracas, levemente pronunciadas) e pronunciar bem as vogais tônicas.
Mais no site: Só português


Até mais!! :)


17 agosto 2012

Visto - parte 4

       Como eu já disse antes, o meu processo para retirada do visto foi uma loucura!! No dia que eu fui pra levar os documentos, o sistema do Consulado saiu do ar (eles disseram que foi o sistema, mas na verdade era a internet que tinha caído). Para evitar que eu tivesse que voltar lá, o atendente autorizou que o documento fosse levado por um terceiro, desde que tivesse uma autorização assinada por mim. Teve gente lá que ficou com documentos de 5 pessoas. Eu estava com uma amiga e o pai dela ficou de levar os documentos, então escrevi uma autorização para que ele levasse meus documentos.

       Voltei para Vitória à noite e quando cheguei em casa tinha um email do Consulado me agendando para 2 dias depois... O pai da minha amiga disse que é tudo tranquilo. O atendente confere os documentos e gera o boleto, que deve ser pago e levado de volta ao Consulado. Daí, é só esperar até sair o visto (deve-se voltar ao Consulado para buscar o visto).


Visto - parte 3

      Nesse post vou explicar alguns campos do formulário de pedido do visto que podem gerar algumas dúvidas na hora do preenchimento, da mesma forma que aconteceu comigo. Eu até liguei para o Consulado e a atendente me ajudou a preencher o formulário todo. No próprio Consulado (na sala de espera) tem um modelo do formulário preenchido pro pessoal dar uma olhada...
      Então, vamos ao formulário:

  • Campos 1,2 e 3: o apelido é seu sobrenome. Se você é casado(a) e mudou o sobrenome, no campo 1 você coloca seu sobrenome de casado(a) e no campo 2 você coloca seu sobrenome de nascimento. No campo 3 você coloca somente o seu 1º nome;
  • Campo 12: no caso, é um passaporte comum, então você marca passaporte ordinário;
  • Campo 20: se no campo 19 você colocou estudante, no campo 20 você deve colocar o nome e endereço da Universidade que você estuda (aqui no Brasil);
  • Campo 24: a atendente mandou que eu colocasse 1 entrada;
  • Campo 31: não preenchi, pois, se não me engano, é só para quem vai ser recebido por parentes lá em Portugal;
  • Campo 32: se refere a sua Universidade de destino (nome, endereço, telefone, pessoa responsável);
  • Campo 33: como ganhei uma bolsa do CNPq, eu marquei: por um patrocinador / outro (coloca CNPq). Como meio de subsitência, eu marquei: outro - depósito em conta.
  • Campo 34: não preenchi, pois tinha que colocar dados do familiar que é cidadão europeu.

Bom, acho que é isso!! :)


Visto - parte 2

      Neste post, vou detalhar um pouquinho mais alguns documentos necessários para o visto que podem gerar algumas dúvidas.

      Primeiro, quanto ao atestado de antecedentes criminais da Polícia Civil. Aqui no ES, o site da Polícia Civil disponibiliza o atestado pela internet. Porém, se você mora no ES, por exemplo, mas é original de outro estado, você deve ir a algum posto de atendimento da Polícia Civil (aqui no ES é na Casa do Cidadão, em Vitória), junto com RG e Certidão de Nascimento para retirar o atestado e a assinatura do escrivão deve ser reconhecida em cartório.

      Quanto ao Atestado médico: o atestado deve ser fornecido por um médico do SUS (posto de saúde ou hospital público). Eu fui a um infectologista, e ele mandou que eu fizesse um exame de sangue (hemograma, glicose, colesterol...) e raio-X dos pulmões. Os tipos de exames variam de acordo com o médico. Que eu saiba não são exigidas vacinas para Portugal, a não ser quando há um surto de alguma doença. Mesmo assim, o médico quis que eu tomasse 5 vacinas!!! Sempre é melhor se proteger né...

      Eu fiz um seguro saúde particular. Fui a uma agência de turismo e comprei o seguro-saúde Vital Card, que custou aproximadamente R$ 1110,00. Mas você também pode optar pelo acordo entre Brasil e Portugal, que é o PB4, através do INSS. Se seus pais são contribuintes do INSS ou aposentados e você tem menos de 21 anos, ou você tem mais de 21 anos e já contribui para o INSS, você pode fazer o PB4.

       Procure resolver logo a questão da passagem aérea. Digo por experiência própria, pois fui numa época de alta procura e foi muito difícil achar voos disponíveis. Paguei R$ 5310,66 nas passagens de ida e volta (Vitória - Guarulhos - Porto - Guarulhos - Vitória). Comprei as passagens e o seguro saúde na Camello Turismo, que fica em Jardim da Penha (Vitória).

      Moradia: a Universidade de Coimbra manda junto com a Carta de Aceite uma declaração feita justamente para obtenção do visto atestando que você terá como morada oficial a Universidade de Coimbra (Divisão de Relações Internacionais). Porém, se a Universidade que você escolheu não fornece uma declaração como essa, você deve levar o endereço de alguma república ou qualquer outro alojamento. Leve algum contrato de aluguel no seu nome, por exemplo.


      Como eu disse no post anterior, tive muitoooooooooos problemas para tirar o visto. Então vou dar um conselho pra você não ter dor de cabeça: quando você receber o resultado da bolsa agende rapidamente o visto no Consulado. Enquanto você espera o resultado da bolsa, vá reunindo os papéis do visto, fazendo o exame médico, reservando passagem... daí quando o resultado chegar você já pode agendar o visto, ou então terá uma noção de quanto tempo precisará para ter todos os documentos prontos e marca o visto para umas semanas a diante.  Digo isso porque minha experiência nesse processo de retirar o visto foi uma torturaaaaaaa!! Não fique esperando para agendar o visto!!!!!!

No próximo post vou explicar alguns campos do formulário de pedido do visto que podem gerar algumas dúvidas, ok??

16 agosto 2012

Visto - parte 1

      Vamos à loucura!!!!!! É hora de tirar o visto... Eu tirei o visto no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, porque ele responde pelo Espírito Santo, e os documentos necessários eram:
  • Formulário de pedido de visto (formulário aqui);
  • 01 foto 3x4 a cores e fundo liso;
  • Passaporte original e fotocópia autenticada (se o seu passaporte já foi utilizado, tem que tirar fotocópia das folhas utilizadas e autenticá-las também). Validade do passaporte; superior a 3 meses, finda a validade do visto;
  • Original e fotocópia autenticada da carteira de identidade;
  • Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal, com menos de 90 dias, com firma de escrivão reconhecida em cartório ou emitida pela internet através do site da Polícia Federal, acompanhada de sua autenticidade, confirmada na mesma página;
  • Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Civil do seu local de residência, com menos de 90 dias, com firma de escrivão reconhecida em cartório. Aqui no Espírito Santo, a Polícia Civil disponibiliza o atestado pelo próprio site, e o atestado é validado no site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do ES;
  • Atestado médico passado por órgão público a declarar que não é portador de doença infecto-contagiosa. Reconhecer a assinatura do médico em cartório e depois legalizar o mesmo no Consulado. Olha, tem que constar no seu atestado que você não é portador de doenças infecto-contagiosas bacterianas e virais;
  • Seguro saúde internacional, e caso seja beneficário do INSS pode optar pelo PB4;
  • Comprovante de moradia: convite para morar em casa de parentes ou amigos que deverá ser feito na Junta de Freguesia da área em que vai residir ou documento que comprove a posse de um contrato de arrendamento de casa ou título de propriedade da mesma, em nome do requerente. Bem, no meu caso, a Universidade de Coimbra manda junto com a carta de aceite uma declaração dizendo que teremos a Universidade como moradia oficial, e essa declaração é aceita pelo Consulado;
  • Requerimento para consulta do registo criminal português pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF);
  • Cópia do título de transporte de regresso de no mínimo de 120 dias para visto de residência e o mínimo de 90 dias para o visto de estada temporária. O visto, depois de autorizado, só será concedido mediante apresentação do título de transporte de regresso o qual deverá ter a validade do período do visto. (excepto para vistos de residência para reagrupamento familiar e para actividade de investigação, docente em estabelecimento de ensino superior ou altamente qualificada);
  • Comprovativo da existência de meios de subsistência. No meu caso, a carta de benefícios da bolsa;
  • Carta de aceite da Universidade de destino. Eu entreguei uma cópia autenticada, porque na chegada à Universidade de destino você deve levar a carta;
  • Para menores ou incapazes, autorização de quem exerça o poder paternal ou tutela;
 Mais informações no site do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro

      Tive muitos problemas para tirar o visto. Eu ia numa época de alta procura e, além disso, foram liberadas muitas bolsas para Portugal no mesmo período. Foi um terror!!!! Quando fui agendar um horário no site do Consulado, não existiam horários disponíveis e não se tinha previsão de quando haveria novamente, devido à alta procura. E pra piorar, todas as Redes consulares do Brasil estavam com problemas e o único que marcava era o do RJ. Eu ligava todos os dias pro Consulado e a única coisa que eles me diziam é que eu devia ficar vigiando o site porque a qualquer hora poderia aparecer algum horário. Eu fiquei 1 semana inteira na frente do computador vigiando esse site!!!!! Daí, meus pais ligaram pro Consulado e eles me mandaram um email mandando que eu fosse até lá (já que eu era do Ciência sem Fronteiras) e aí eles tentariam um encaixe nos horários.

      Fui cedo para o RJ e consegui uma senha para ser atentida. Estava bom demais para ser verdade!! Enquanto eu esperava a minha vez, um dos atendentes chegou e disse que o sistema estava fora do ar e que não teria previsão para volta, e o dia seguinte era feriado no Consulado. Imaginem a raiva que eu senti!!!!! O atendente pegou meus dados para me agendar e permitiu que um terceiro levasse meus documentos com uma autorização assinada por mim. Graças a Deus, apesar de toda essa confusão, deu tudo certo!!!!

07 agosto 2012

Conselhos básicos...

     São tantos documentos para tirar, tantas assinaturas pra conseguir, tantos papéis, editais, emails, telefonemas, dias de espera............... aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!! Dá mesmo vontade de sair gritando!!!
Por isso, decidi escrever nesse post alguns conselhos que considero necessários pra seguir em frente nessa caminhada.

    O mais importante de tudo, pode parecer clichê, mas é nunca pensar em desistir!!! Digo isso porque aconteceu tantaaaaaaaaaa coisa de errado pra me atrapalhar.... Portanto, se você começou todo o processo vá até o final. É um processo difícil mesmo, muito burocrático, então tem que ter força de vontade. Além disso, mantenha a calma!!!! (e digo por experiência própria!). Não adianta nada ficar desesperado porque algum email não chegou, porque ninguém te atende, porque te tratam mal no telefone.... Respira, conta até 100 (se precisar... hehehehehehe) e começa de novo. Fazer as coisas de cabeça quente só vai atrapalhar!!

    Agora, quem resolve as coisas é VOCÊ, e tenha certeza disso!!! Você vai mandar email pra gente que você nunca imaginou que existisse, você vai até o fim do mundo pra conseguir uma assinatura (e não importa em que "buraco" da sua universidade você tenha que ir pra isso), você vai conseguir um alojamento e se virar sozinho em outro país... É claro que é essencial que você tenha alguma base: seus pais, sua família e seus amigos são muito importantes pra te dar apoio em tudo isso!!

    Outra coisa, organize-se!!! Pegue um caderno e anote tudo o que você está fazendo, passo-a-passo. Anote todos os documentos que você precisa, emails, telefones, endereços, nomes importantes e datas. A quantidade de documentos e outros papéis que você precisa reunir é grande, então junte tudo numa pasta (melhor duas: tire cópia de tudo) pra você ter segurança e no caso de algo dar errado (é um risco que se corre!), você não precisa começar tudo de novo....

    Procure informações em sites e blogs de pessoas que já passaram por essa situação. Ajuda demais!!! Podem te dar conselhos de como proceder, locais que você deve ir, primeira impressão de Portugal... Um blog que me ajudou demais foi Deitar tudo cá para fora (Tamara Crants). Eu mandei vários emails pra ela e ela me respondeu todos com grandes dicas... Outros blogs que olhei:

   Apesar de todo estresse e correria, essa é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Então, aproveite e desfrute de todo aprendizado que você pode obter nesse processo.




01 agosto 2012

Carta de Aceite

      Primeira coisa: a sua universidade não vai ver nenhum documento pra você. Portanto, VOCÊ tem que conseguir a carta de aceite. A carta de aceite é um documento fornecido pela universidade de destino alegando que você foi aceite para um período de mobilidade naquela universidade. Essa carta é essencial, pois sem ela não adianta nem continuar... Por isso, escolha muito bem a universidade, veja aquela que atende às suas expectativas, que atende melhor às áreas do seu curso e os procedimentos realizados em relação aos estrangeiros, ok???

      Fui aconselhada a me inscrever em mais de uma Universidade, daí eu escolheria a que fosse melhor pra mim. Bem, inscrevi-me na Universidade de Coimbra e na Universidade de Lisboa. O processo de candidatura nas duas tem poucas diferenças:

  • Universidade de Coimbra: todos os documentos pedidos devem ser reunidos num só ficheiro (arquivo pdf) e enviados por email (Divisão de Relações Internacionais). Guia de candidatura - U. Coimbra
    • Realizar candidatura online: você consegue a ficha de candidatura (em pdf) que deve ser assinada pelo coordenador do curso e coordenador institucional (demorei meses pra conseguir essas assinaturas porque eu nunca conseguia encontrar os 2 coordenadores no mesmo dia).
    • Carta do orientador indicando o aluno p/ o intercâmbio.
    • Cópia do passaporte
    • Histórico escolar
      A Universidade de Coimbra oferece alojamento por 15 ou 30 dias, aí você precisa informar a sua data de chegada em Coimbra e quanto tempo vai ficar no alojamento (15 ou 30 dias).

  • Universidade de Lisboa: todos os documentos devem ser reunidos e enviados pelo correio p/ a Reitoria da Universidade de Lisboa.
    • Imprimir a ficha de Candidatura p/ intercâmbio, que deve ser assinado pelo coordenador do curso
    • Plano de atividades (dados do candidato, coordenador do curso e disciplinas). Assinado pelo coordenador do curso.
    • Declaração da universidade de origem (meu caso, UFES) p/ indicação de intercâmbio. Eu consegui essa declaração com o Secretário de Relações Internacionais.
    • Cópia passaporte
    • Histórico escolar
    • Carta de motivação

      O tempo para a chegada do resultado varia. A resposta pode chegar em 1 semana ou bem mais. Minha resposta chegou depois de 15-20 dias. Primeiro, recebi a resposta via email, com a carta em anexo, e as originais chegariam pelo correio. Consegui ser aceita pelas 2 universidades. Todavia, escolhi a Universidade de Coimbra, já que as disciplinas ofertadas tinham mais a ver com a área que eu queria.

 

Vamos do começo...

      Meu nome é Larissa, sou de Anchieta/ ES e estudo Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil.

      Resolvi escrever esse blog para compartilhar tudo o que passei (e ainda estou passando) para fazer um intercâmbio. As dúvidas são muitas e as informações são poucas, e pretendo escrever aqui passo-a-passo do que é necessário, e que sofri muito para descobrir!!!

      Inscrevi-me no Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq para uma bolsa de Graduação Sanduíche no exterior. Entre os muitos países disponíveis, eu escolhi Portugal. Um dos motivos foi o idioma, pois para os outros países era necessário fazer o teste de proficiência , e já era muito tarde pra eu fazer.
De acordo com o edital, a inscrição devia ser feita na Universidade de origem (no meu caso, a UFES), levando os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição (anexo do edital)
  • Histórico escolar
  • Comprovante de matrícula
  • Cópia simples de RG e CPF
  • Carta de aceite da Instituição de destino (assunto do próximo post)
  • Plano de atividades (anexo do edital): assinado pelo coordenador do curso

     O 1° passo foi conseguir a Carta de Aceite da Universidade de destino, ou seja, a que eu escolhi. 

Daí, a correria começou...