13 outubro 2012

Arrumando as malas...

      Me animei tanto para escrever sobre como tirar o visto e como anda a minha adaptação a Portugal, que me esqueci de escrever um post sobre um detalhe importante: as malas!!!

      Primeiro, veja quais são os limites impostos pela sua companhia aérea. Eu viajei pela TAP, e ela permite 2 bagagens despachadas de até 32kg cada e uma bagagem de mão de até 8kg. Além disso, leve em conta a estação do ano, é claro!!!

      Como eu viajei em setembro, eu vou enfrentar o inverno...hehehehe Eu não trouxe muitas roupas de frio, já que essas roupas que usamos no Brasil não nos protegem do frio daqui... Então decidi deixar para comprar os casacos, botas e luvas em Portugal, até porque é muitoooooo mais barato do que no Brasil. Trouxe minhas calças jeans (já que as daqui não caíram muito bem...) e blusas básicas para ir à Universidade. 

      Eu não trouxe muitos sapatos (só 1 tênis mesmo e algumas sapatilhas), pois você pode comprar um tênis simples aqui bem baratinho, podendo ir de 3 a 10 euros.... é verdade!!! hahahahaha   No começo do outono, os casacos e botas já vão aparecendo nas vitrines. O preço dos casacos nesse princípio é de 25 a 40 euros, mas depois o preço vai diminuindo, por isso não se preocupe em trazer casacos e sobretudos do Brasil. Apesar de chegar na época do inverno, eu trouxe uma roupinha para o calor, pois quando cheguei peguei o final do verão e estava bem quente!!!  Também trouxe uma toalha para banho e uma coberta, já que eu não sabia se o apartamento que eu alugaria teria roupa de cama... 

      Atenção aos cremes, produtos de cabelo, gel, remédios e outros produtos líquidos: se você levar algum deste tipo de produto na bagagem de mão, o frasco deve ser de até 100ml e transparente, e você deve mostrá-lo ao passar pelo detector. Para as meninas que sofrem com as cólicas, assim como eu, tragam seu remédio para cólica, pois os remédios aqui são diferentes... apesar de que há farmácias que podem pegar os compostos do seu remédios e fazê-los.

      Portanto, não vá enchendo as malas por impulso, pois depois você vai ter trabalho para carregar essas malas quando chegar aqui... Até chegar em Coimbra tive que passar por uma maratona com as malas: fui para o Aeroporto do Porto, peguei um metro, comboio e taxi para chegar em Coimbra carregando 2 malas grandes!! Mas graças a Deus existem cavalheiros que me ajudaram a carregar as malas!! hahahaha


Abraços!!

12 outubro 2012

Vida em Coimbra

      Faz um mês que estou em Coimbra.... ahhhhhhhh!!! São tantas emoções!!! hahahahaha Confesso que em alguns momentos bate aquela saudadeeeeeee de casa, da família, dos amigos, da maravilhosa comida brasileira, daquele churrascooo.... mas, o mais importante é aproveitar a oportunidade e desfrutar do que o Velho Continente tem para me oferecer.

      Nesse primeiro mês, aproveitei para conhecer bem a cidade, seus pontos turísticos, além de me preocupar com a Universidade.... Como a cidade é pequena, conheci tudo a pé mesmo... posso considerar que é uma atitude de coragem!! Subir os morros e escadas de Coimbra pode ser considerada uma tarefa um pouquinho cansativa...hahahahaha (principalmente quando se fala das Escadas Monumentais!!).

      A cidade tem muitos cafés e padarias que são bem movimentados, também tem muitos parques e monumentos históricos, como o Jardim Botânico, o Jardim da Sereia, a Sé Velha, Sé Nova, Mosteiro de Santa Clara- a- Velha, Mosteiro de Santa Cruz, entre muitos outros. É tudo bem acessível e muito tranquilo...

      Aluguel: varia de acordo com o que você exige... o preço pode variar de 150 a 250 euros. Você pode alugar um quarto ou apartamento. Alguns tem as despesas incluídas (água, luz, internet, gás) e outros não. Geralmente, nos arredores da Universidade existem muitos anúncios de quartos e apartamentos para alugar. Em geral, você paga o 1º mês e mais um caução.

      Quanto aos supermercados, os mais famosos são o Mini Preço e o Pingo Doce. Ambos são muito bons, mas faço todas as minhas compras no Pingo Doce... é incrível como você enche um carrinho com tantaaaa coisa e a compra dá somente 40 euros!!! É uma loucuraaaa!!! hahahahaha  Também há as cantinas na Universidade que servem boas refeições, com suco, um prato principal, pão e sobremesa por preços que vão de 2,40 a 2,60 euros.

      Centros Comerciais: em Coimbra tem o Forum Coimbra e o Dolce Vita que são muito bons.... uma tentação para nós mulheres!!! hahahahaha    Há também as lojas dos chineses, que vendem de tudo e bem baratinho!!

      Algumas fotos que tirei aqui em Coimbra:


 
Escurecendo às 20h da noite...

euzinha no Jardim Botânico... hehehe

Largo da Portagem

Parque Verde do Mondego

Jardim da Sereia


      Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão de post para o blog, é só comentar ok??



Abraços!!!


Conta no Exterior

      Neste post vou escrever o que foi necessário para abrir uma conta aqui em Portugal, já que era necessário para receber o pagamento do Ciência sem Fronteiras... hehehehe

      Eu abri conta no Banco Santander Totta, e é onde praticamente todos os estudantes que chegam aqui abrem conta. Tem uma agência no Pólo I da Universidade de Coimbra, ao lado do Departamento de Física. Para abrir a conta é muitooooooo simples: precisei apenas do passaporte, carta de benefícios do CNPq (declaração da bolsa), comprovante de moradia em Portugal (pode ser contrato de aluguel ou atestado da Junta de Freguesia) e o NIF.

      * Só um desvio aqui: o NIF é o número de contribuinte. Para fazer o NIF você deve ir à Casa do Cidadão e ir ao balcão de Finanças (fica ao lado do SEF). Você leva seu passaporte e endereço em Portugal. O NIF é emitido na hora e paga-se uma taxa de 20 euros. Mas vá cedo, pois pode demorar um pouquinho, já que a fila é grande.... rsrsrsrsrsrs

      Para o pessoal do Ciência sem Fronteiras: no site para a alteração dos dados bancários, o CNPq pede alguns dados do banco, como agência, código do banco, código da agência.... então fiquem atentos e peçam essas informações à atendente!! Quando eu fui, ela até já sabia todos os dados que eu precisava e me passou antes mesmo que eu a pedisse... hehehe

      A atendente do banco tira cópia dos documentos lá mesmo e já lhe entrega os dados da conta. Além disso, você cria um utilizador e senha para acessar a sua conta na internet. A senha do cartão e o cartão são enviados para a sua casa separadamente: a senha é enviada primeiro e dias depois chega o cartão. Você deve ir ao banco para poder ativar o cartão, ok??


Simples assim...

Ciência sem Fronteiras

Hello pessoal!!

      Escrevo esse blog pra todos aqueles que estão vindo para Coimbra, mas como participo do Programa Ciência sem Fronteiras vou deixar algumas dicas aqui neste post para quem também faz parte deste programa, blz????

      O meu edital é o de sistema de cotas da Universidade, então algumas questões podem ser diferentes ao do pessoal que foi selecionado pela chamada nacional... A minha bolsa tem duração de 6 meses, sendo que o 1º pagamento da bolsa foi feito no Brasil, que incluía: seguro-saúde (parcela única), passagem aérea (ida e volta), auxílio instalação (parcela única), taxa de bancada (é um auxílio material didático) e 2 mensalidades, se não me engano...

      Na chegada à Portugal, você deve mandar à SEBIE (sebie@cnpq.br), cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

  • Comprovantes de embarque: eu mandei os bilhetes de embarque.
  • Passaporte: você manda a página de identificação do passaporte, visto e carimbo de entrada em Portugal.
  • Comprovantes de matrícula ou declaração da Universidade atestando o início das atividades.
  • Comprovante de contratação do seguro-saúde: esse você tem que mandar em um prazo de 60 dias a partir do dia em que você recebeu o 1º pagamento.
     Você tem o prazo de 60 dias, a partir da sua chegada em Portugal, para enviar esses documentos para o email do Sebie, exceto no caso do seguro-saúde (como já expliquei acima...). Além disso, você deve enviar seu endereço definitivo em Portugal e informar na página do CNPq seus dados bancários no exterior, já que o novo pagamento é realizado na sua conta do exterior. Essa alteração você deve fazer no site: http://folhadepagamento.cnpq.br/dadosbancarios/.

      O pagamento das mensalidades da Universidade no exterior é feito diretamente pelo CNPq. A Universidade deverá emitir uma fatura (invoice) emitida no nome do bolsista e ter a relação dos valores que estão sendo cobrados e os períodos relacionados.


É isso... qualquer dúvida sintam-se à vontade para perguntar, ok???

Até mais!!!!

10 outubro 2012

Título de Residência

     Pois é, faz 1 mês que estou em Portugal... como passou rápido!!!!! Ontem fui a minha entrevista no SEF para dar entrada no pedido do título de residência.

     Primeiramente, você tem um prazo de 3 dias, se não me engano, a partir da sua chegada em Portugal para ir ao SEF. Você mostra seu passaporte e eles marcam uma entrevista para você levar os documentos necessários para tirar o título de residência. Documentos necessários (originais e cópias):

  • Passaporte (todos os vistos e carimbos).
  • 2 fotos 3x4.
  • Meio de subsistência: declaração da bolsa ou extrato bancário + cartão visa.
  • Comprovativo de alojamento: contrato de arrendamento ou atestado da junta de freguesia ou recibo da renda com nome e morada.
  • Matrícula na universidade.
  • Comprovativo do pagamento de propinas ou declaração de isenção.
  • Seguro-saúde ou inscrição no Centro de Saúde.
  • Taxa: 36,40€ (buscar no SEF) ou 43,40€ (receber em casa).

      O atendente foi super simpático comigo e me explicou tudo!!! Com o título, você não precisa ficar andando com o passaporte por Portugal, basta levar o título de residência. Para viajar para os outros países, você deve levar o título e o passaporte. Na hora, eles entregam um papel que já consta o número do seu título e você pode usá-lo normalmente. 

      O cartão do título de residência fica pronto em um prazo de 30-35 dias, caso você vá buscá-lo no SEF. Se escolher receber em casa, o prazo é de aproximadamente 15 dias, eu acho.


Até mais!!!