18 setembro 2012

Estou em Coimbra!!!

      Cheguei no dia 08/09 no Aeroporto do Porto. De lá, peguei um metro até a Estação de Campanhã, onde peguei um comboio até Coimbra. O comboio vai para a estação Coimbra-B.

      Me hospedei no Serenata Hostel. É um hostel novo, com um ambiente agradável e confortável e todos te atendem muito bem!! A questão é que como o hostel fica na região da Sé Velha, bem perto da Universidade, todos se concentravam bem perto do hostel, aí as festas e "bebedeira" iam até as 05h da manhã... Além disso, não há elevadores no hostel, o que complica na hora de carregar as malas.

      Aproveitei a 1º semana para conhecer a cidade. Fui ao DRI (Departamento de Relações Internacionais), na Universidade, para resolver a matrícula. O atendimento começa às 09h, mas é bom chegar antes para pegar as primeiras senhas. O prédio do DRI fica ao lado esquerdo do Largo Dom Dinis (vindo da Faculdade de Medicina).

      Depois fui ao SEF. Também é bom chegar cedo, pois lá fica lotadooooo!!!! Eles olham seu passaporte e marcam um dia para a entrevista, onde você deve levar os documentos para tirar o título de residência.

      Visitei o Jardim Botânico (muito lindo!!), o Jardim da Sereia, a Praça da República, o Parque Verde do Mondego, Forum, Dolce Vita, Praça 8 de Maio ......... a cidade é pequena, então dá para visitar vários lugares na semana.




Cartão Visa Travel Money

      Essa questão do dinheiro sempre dá muitas dúvidas!!! Bem, depois de pesquisar e conversar com outras pessoas, resolvi fazer o Visa Travel Money (VTM) do Banco do Brasil. Fiz porque, em relação ao cartão da conta corrente, as vantagens são maiores quanto às taxas (saque, recarga, impostos) e ao câmbio.

      O VTM é um cartão pré-pago internacional e recarregável em euro. Só pode ser usado no exterior. A recarga do cartão, no exterior, é feita pela Central de Atendimento do Banco e as operações de carga e recarga são tarifadas.

      Quanto às vantagens, o VTM tem menor cobrança de IOF, que ocorre somente na carga, recarga e recompra do saldo do cartão. Além disso, as compras e saques no exterior não estão sujeitos a cobranças de IOF, sem cobrança de anuidade. Há uma proteção cambial com garantia da taxa de câmbio previamente aos gastos, quando realizados na moeda de carga do cartão. Na hora de fazer compras, esteja com algum documento de identificação, como o passaporte ou título de residência, pois como o cartão não possui chip, você deve assinar um comprovante e o vendedor pedirá algum documento, até mesmo para comparar as assinaturas...

      Na hora em que você faz o cartão você deve apresentar seu CPF, RG e passaporte, e já pode carregá-lo com a quantia que quiser, mas um detalhe: se você quiser colocar mais de €3000,00 deve apresentar as passagens aéreas, além dos documentos que falei anteriormente.


      Porém, quando cheguei em Coimbra, muitos outros estudantes brasileiros estavam reclamando do VTM. O cartão não possui chip, e acabava sendo engolido pelas máquinas do Multibanco. Eram em poucos lugares que o cartão não ficava retido. Usei o cartão no multibanco que tem no banco Santander (que fica no pólo I da Universidade, no departamento de física) e no multibanco que fica ao lado de uma loja chinesa na Av. Calouste Gulbenkian e não tive problemas com o cartão (ufaaaa!!!), mas vale ficar atento!!!

      Qualquer dúvida é só escrever nos comentários, ok??
     


Até mais!!!